Tocantins comemora seu vigésimo nono aniversário

04/10/2017 - ASCOM REDESAT – Zuleide D´Angelo

O Tocantins comemora o vigésimo nono aniversário de sua criação neste dia 5 de outubro, tendo sua história contada nas páginas mais importantes da história do país. O nascimento do mais novo estado da nação é lembrado como o resultado do empenho e da luta de brasileiros que acreditaram e ainda acreditam nas potencialidades naturais e humanas desta região.
A constituinte de 1988 promulga a criação do Tocantins, traduzindo o sonho emancipacionista das classes estudantil, artística, política e religiosa que se manteve vivo por mais de século.
Mas o tempo não foi em vão. Basta olhar no campo a imensa variedade de lavouras plantadas, os verdes pastos e seus produtos que atendem demandas locais e escoam para os mercados nacionais e internacionais; as escolas, desde o ensino básico ao superior, abrigam os filhos tocantinenses que não carecem mais sair para estudar em outros lugares; os caminhos modernizaram-se, ligando o Tocantins aos grandes centros do país via terrestre e aérea; os patrimônios artísticos e culturais tornam-se objetos de pesquisas acadêmicas e são incentivadas as manifestações das diversas expressões, repassadas aos mais jovens com o intuito do resgate e da preservação.
Em 2017, o Tocantins encontra-se inserido na era da informação mediada pelas tecnologias da comunicação e da educação. O que representa o acesso democrático à informação e ao conhecimento. A televisão pública do Estado cumpre o papel de contribuir com a construção do conhecimento e partilhar os conteúdos. Um compromisso que a REDESAT - Fundação de Radiodifusão Educativa do Estado do Tocantins - TVE Tocantins e Rádio 96FM, assume perto da comunidade.