Notícias

Mutirão de atendimentos na 12ª Semana Nacional da Conciliação resolve conflitos de primeiro e segundo graus por meio de acordos no Tocantins

29/11/2017 - Tina Santos

A 12ª Semana Nacional da Conciliação teve início na segunda-feira dia 27, em todo o poder judiciário brasileiro. No Tocantins, conflitos de primeiro e segundo graus serão resolvidos por meio de acordos até a próxima sexta-feira dia primeiro de dezembro. A campanha em prol da conciliação, é realizada anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça desde 2006, envolve os Tribunais de Justiça, Tribunais do Trabalho e Tribunais Federais.

A intenção, além de fomentar a produtividade no judiciário, é promover a satisfação das partes. Para o judiciário, além de partilhar desta satisfação na decisão, há o aumento na produtividade e a possibilidade de evitar novas demandas, destacou o presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, desembargador Eurípedes Lamounier.

Promovendo o conceito conciliar, foram selecionados para a semana processos em tramitação na justiça que tenham possibilidade de acordo, além de conflitos na fase pré-processual. A conciliação pode ser utilizada em casos como pensão alimentícia, divórcio, desapropriação, inventário, partilha, guarda de menores, acidentes de trânsito, dívidas em bancos e financeiras e problemas de condomínio, entre vários outros.

 

Compartilhe esta notícia