Notícias

Enceja lança edital para pessoas privadas de Liberdade e jovens que estão sob medida socioeducativa

17/08/2017 - Marilda Amaral

 

O Enceja é o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade e jovens sob medida socioeducativa, e as Unidades Prisionais interessadas em aplicar os exames devem solicitar a adesão à Secretaria da Cidadania e Justiça, a partir do dia 22 deste mês, até o dia primeiro de setembro. As inscrições deverão ser feitas pelos responsáveis pedagógicos das unidades prisionais e socioeducativas, no período de 28 de agosto a 8 de setembro.

Para o ensino fundamental, o candidatado teve no mínimo 15 anos e para o ensino médio, 18 anos. Mas quem tem mais de 18 anos e não concluiu o ensino fundamental também pode fazer o exame paro ensino médio.As provas vão ser realizadas nos dias 24 e 25 de outubro, nas próprias unidades prisionais e socioeducativas. São provas objetivas, com questões de multipla escolha e redação.

O último Encceja foi realizado em 2014 e participaram 295 reeducandos e 38 socioeducandos aqui do Estado. Ao todo, são 13 escolas dentro das Unidades Prisionais e 700 detentos voltaram a estudar.Tanto a secretaria da Cidadania e Justiça, quanto Secretaria da Educação estão empenhadas em garantir esse direito aos estudantes das escolas do Sistema prisional e socieducativo, pra que eles continuem estudando e depois ingressem numa univerdidade.

Compartilhe esta notícia