TVE Tocantins e TVE Bahia transmitem o melhor Carnaval do mundo ao vivo

08/02/2018 - Zuleide D'Angelo/Governo do Tocantins

A TVE Tocantins vai mostrar o melhor Carnaval do mundo, o da Bahia! E o telespectador tocantinense poderá curtir mais de sessenta horas de transmissão ao vivo pela TVE Bahia, via satélite, direto do estado vizinho, a partir desta quinta, 8, até o próximo dia 13.

A parceria é resultado dos encontros das emissoras que compõem a rede nacional de TVs públicas e foi colocada em prática, recentemente, com a retransmissão de shows de renomes como Luiz Caldas, Martinho da Vila, Sepultura, Diogo Nogueira, num especial de fim de ano.

E agora, os principais circuitos baianos da folia, como o Dodô (Barra-Ondina) e o Osmar (Campo Grande), poderão ser acompanhados pela TVE Tocantins. A palavra de ordem é muito axé music, rock e animação de trios, blocos carnavalescos e os milhares de seguidores. A abertura oficial, hoje a partir das 17 horas, no circuito Ondina, fica por conta de Claudia Leite e Rapper Pitbull, com a participação do Grupo Fitness Zumba.

Equipe de Jornalismo da TVE e 96FM nos circuitos da folia tocantinense

A diversidade do carnaval tocantinense será o ponto alto da programação das emissoras de televisão e rádio da Redesat. Entre as atrações está a tradicional queima de tambores na fazenda Taboka Grande, em Taquaruçu. Além do cortejo de blocos de rua, com o SocaPino, Chambari da Madrugada, Cataquara, entre outros. Sem falar nas tradicionais folias de Arraias, com o Entrudo, onde ninguém escapa de levar um balde de água, ao som das antigas marchinhas. Além do famoso carnaval de rua de Gurupi, com seus inúmeros blocos nas avenidas da cidade.

TVE Tocantins e TVE Bahia transmitem o melhor Carnaval do mundo

Por meio de uma parceria com o IRDEB – Instituto de Radiodifusão Educativa do Estado da Bahia, as reportagens da TVE Tocantins e da 96FM sobre o carnaval tocantinense serão exibidas também nas emissoras de televisão e rádio públicas da Bahia.  Enquanto na programação da TVE Tocantins o telespectador tocantinense poderá curtir também, mais de sessenta horas de transmissão ao vivo pela TVE Bahia, que transmitirá a festa dos três principais circuitos: Barra-Ondina, Campo Grande e Pelourinho. A palavra de ordem é muito axé music, rock e animação de trios, blocos carnavalescos e os milhares de seguidores. A abertura oficial, hoje a partir das 17 horas, no circuito Ondina, fica por conta de Claudia Leite e Rapper Pitbull com a participação do Grupo Fitness Zumba.

Identificação cultural

Para a presidente da Fundação REDESAT, a jornalista Gizeli Bertollo, a transmissão do Carnaval baiano é muito bem vinda. A parceria entre a TVE Tocantins e a TVE Bahia, permite a troca de conteúdos, além de dar visibilidade ao Tocantins. "É relevante considerar a grande experiência que a TVE Bahia tem em transmissões ao vivo. Vale destacar a afinidade das duas culturas na manifestação carnavalesca. Aqui e na Bahia há uma acentuada tendência  pelo carnaval de rua, blocos, trios; motivos que já trouxeram muitos representantes baianos da axé music para animar os carnavais palmenses, como o Olodum, Chiclete com Banana, Ivete Sangalo, Asa de Águia. E tantos outros que fizeram mais de uma vez, a Avenida Teotônio Segurado virar um gigantesco e animado corredor da folia", diz a presidente.

Horário de transmissão do Carnaval da Bahia pela TVE Tocantins:

Quinta-feira: das 19h às 3h

Sexta-feira: das 15h às 18h30 e  das 19h às 3h